segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O dia que a música morreu.

Não precisamos de classificações como as da revista Rolling Stone para concordarmos: Sim, Buddy Holly foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Guitarrista e cantor, com o dom e honra de ser ainda um grande compositor, o rapaz - muito jovem - liderou o Rock and Roll e inspirou muitas bandas subsequentes que iriam fazer história. Não me surpreende nem um pouco, tamanha inspiração tinha que gerar grandes frutos mesmo. Foi ao som de "Tell me How" e "An Empty Cup" que bandas como os Beatles e Rolling Stones (e a lista vai loooonge) solidificaram suas raízes na história do Rock and Roll. É sério. Os ainda adolescentes Paul McCartney e Mick Jagger estiveram na plateia a ouvir esses sucessos de Buddy Holly & The Crickets, em sua turnê pela Inglaterra, em março de 1958.
A carreira do grande Charles Hardin Holley (chamem de Buddy Holly!) começou em meados de '55 em uma dupla de música country. Não demorou muito para o sucesso encontrá-los. Imaginem só, um rapaz de apenas 19 anos, do interior do Texas (esse tem sangue forte pra música!) ser convidado para participar da abertura de um show do Bill Halley & The Comets? Alguma coisa tinha, cowboys. E tinha mesmo: A pessoa que mais impactou a cena Western desde seu surgimento, o inovador Buddy.
Não é só de carreira solo que viveu Buddy Holly, como citado antes, o músico fez parte do grupo The Crickets - que dava apoio a quase todas as suas apresentações solo também - com quem atuou desde '57 até o ano de sua morte. E os Crickets ainda estão na atividade - só que pouco se falam sobre eles. Perdoem-me os atuais membros da banda, mas com a morte de seu vocalista e líder, os Crickets perderam o brilho também, não é fácil.
Foi com muito jogo de cintura que Holly orientou futuras gerações de músicos e de jovens, tocando sobre o amor de forma delicada, doce e
envolvente, com plateias de negros, latinos, asiáticos, brancos, acabando com qualquer barreira racial que pudesse existir na época, apenas com sua guitarra Stratocaster. Mas foi apenas durante um curto período de tempo (Um ano e meio) que ele pode aproveitar da fama de fato. Um ano e meio que alteraram para sempre a cena musical. Tão rápido como sua influência, um acidente aéreo, no dia 03 de Fevereiro de 1959, tirou a vida do jovem de apenas 22 anos, ao lado do também guitarrista e cantor Ritchie Valens. E onde quer que esteja, com seus óculos característicos e voz inesquecível, ao lado de Ritchie, Elvis, Cash, Cochran, Gene Vincent ou Chuck Berry, a música continua a tocar.
E a música nunca mais foi a mesma.










Nossa homenagem fica por aqui, com o melhor de Buddy Holly, aproveitem. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...